quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Icapuí - Ceará - Ação de Turismo Sustentável do Portal Messejana

Turismo Sustentável em Icapuí. Ação do Instituto Portal Messejana


A AÇÃO DE TURISMO SUSTENTÁVEL E CIDADANIA

A equipe do Instituto Portal Messejana esteve nos dias, 12, 13, 14, 18 e 19 de setembro em Icapuí, Ceará, para o desenvolvimento de um trabalho de conscientização com a comunidade sobre a preservação ambiental nas praias da região. A ação foi denominada "Turismo Sustentável e Cidadania" em Icapuí – Ceará, com o patrocínio do BNB (Banco do Nordeste do Brasil). O município de Icapuí foi escolhido para o início das ações do Portal Messejana em virtude de suas belezas naturais e de suas praias magníficas e ainda preservadas.

ICAPUÍ E SUAS PRAIAS

Dentre os locais visitados pela equipe do Instituto Portal Messejana estão as praias da Ponta Grossa, Praia da Redonda, Praia da Peroba e Barreiras.

O MUNICÍPIO DE ICAPUÍ

Icapuí localiza-se a 190 km de Fortaleza e 60 km de Mossoró. Faz divisa com o Estado do Rio Grande do Norte. Com praias calmas de ondas brandas, com diversidades de praias com: falésias, pedras dentro do mar formando piscinas naturais. Tem 64 km de praia lisa e bonita, beirada por dunas, falésias e pedras multicoloridas com algumas grutas.

Na beira da praia, barracas e restaurantes oferecem o que tem de melhor em pratos regionais com lagostas, peixes e camarão. Com falésias e dunas coloridas, que proporcionam uma vista, a 80 metros de altura, considerada uma “obra da natureza”.

À noite, após os passeios pelas praias locais, não deixe de visitar o Centro de Icapuí, onde você poderá comer uma boa pizza, tomar sorvete e relaxar de toda a movimentação, apreciando a natureza e os atrativos do local.

O PROJETO DE TURISMO SUSTENTÁVEL E CIDADANIA

Na primeira etapa do projeto houve a convocação de representantes de entidades locais, pelo Portal Messejana, para um encontro no Centro de Informações Turísticas. Esta reunião envolveu presidentes de Associações ligadas ao turismo sustentável e representantes da Secretaria de Turismo de Icapuí, com a presença da Secretária de Turismo Fátima Lacerda e da assessora Fernanda Lima, além de outros funcionários daquela pasta e das outras lideranças. Este encontro teve por finalidade básica o reconhecimento das pessoas e entidades locais que trabalham com o Turismo e a identificação dos principais problemas da área relacionados ao assunto.

Reunidos no Centro de Informações Turísticas, que fica localizado na entrada do município de Icapuí, houve a distribuição de camisas e de "folders" alusivos ao evento, com informações sobre o Turismo Sustentável para a comunidade e para os visitantes, além da fixação de um "banner" no local.

ENTREVISTAS E VÍDEOS REALIZADOS PELO PORTAL MESSEJANA

A equipe do Portal Messejana realizou várias entrevistas com lideranças e autoridades locais, sempre abordando a importância de desenvolvimento de projetos para um Turismo Sustentável em toda a área. A Secretária de Turismo de Icapuí destacou a importância da ação executada pelo Instituto Portal Messejana e expressou o posicionamento da secretaria de turismo, de como é importante a conscientização de preservar aquela área, que hoje é considerada um dos cartões postais do Ceará. Os vídeos produzidos serão expostos no Canal Youtube do Portal Messejana e no próprio sítio.

Em seguida foram apresentadas peças do artesanato local pelo artesão José Rebouças “Dedé”, uma referência em Icapuí pelo seu artesanato e como artista, que interpreta algumas obras do poeta Patativa do Assaré. Também há um depoimento de uma turista de Brasília, Talita, que estava entusiasmada e radiante pela beleza das praias de Icapuí. Segundo ela "como é positivo conscientizar toda a população sobre a preservação daquelas áreas, enquanto ainda não são degradadas", destacando assim a ação de turismo desenvolvida pelo Portal Messejana.

O Centro de Informações Turísticas é coordenado por dois funcionários da Secretaria de Turismo, Douglas e Obidúlia, que expõem o artesanato da região e fornecem todas as informações precisas aos turistas nos finais de semana.

RECONHECIMENTO FOTOGRÁFICO DA ÁREA

Em seguida a equipe fez um reconhecimento de toda a área. Foram fotografadas as belíssimas praias e feitas reportagens com as comunidades que recebem diariamente os turistas e enfrentam os problemas da má conservação nas áreas de preservação ambiental (Galerias de fotos no final da matéria).

Durante o trajeto foi feita uma entrevista com Otoniel Crispin, Presidente da Associação de Turismo Meio Ambiente e Cultura - ASTUMAC e o coordenador Eliabe Crispim, que mostraram as áreas críticas de degradação, e juntamente com os membros da entidade, falaram da grande importância desse trabalho para a toda a comunidade de Icapuí.

A equipe do Portal Messejana ainda fez contato com os pescadores de lagosta das praias da Redonda e Ponta Grossa. Todos têm a preocupação de preservar toda aquela área, pois as praias por si já possuem uma degradação no que diz respeito à sujeira que o mar devolve para a praia, parte de sacos plásticos e outros materiais poluidores e que trazem a degradação do meio ambiente.

Mutirão

Como diz o Sr. Francisco Chagas da Silva, o pescador mais antigo da região, hoje eles são mais de 500 pescadores de lagosta, e se todos fizessem a sua parte em preservar sua área, o ambiente era outro. Existe entre eles uma organização das famílias de pescadores que duas vezes por mês fazem a limpeza na beira da praia, em regime de mutirão. Mesmo passando por grandes dificuldades na pesca, que é o único sustento da família, estão sempre preocupados com a preservação do meio ambiente.

Na segunda etapa desta ação, a equipe do Portal Messejana percorreu toda a orla das praias para visitar as pousadas e barracas de praia e fazer uma apresentação deste movimento de cidadania, em conscientizar também o turista que frequentemente visita e faz parte desse trabalho de preservação em conjunto com a comunidade, deixando centenas de “folders” para que sejam entregues para todo turista que visitar aquelas praias e camisas para o pessoal das barracas com o "slogan" do projeto.

A primeira foi a "Pousada e barraca Canaã”, que fica na praia da Ponta Grossa, muito atrativa pelo seu cardápio à base da lagosta e o peixe fresquinho, e foi onde toda a equipe se hospedou durante o período. Outra barraca muito freqüentada é a “Barraca Pantanal,” que além dos visitantes locais, sempre recebe muitos turistas de outras praias com expedições de bulgueiros, onde a conscientização deve ser sempre mais intensa e a entrega do folder vai ser bem significativa.

Na divisa das praias Redonda e Peroba, onde fica a rota das falésias, fica uma das mais solicitadas pousadas “Oh! Linda”. Um cenário de sítio, natureza e mar. Muito procurada pelos turistas, pelos seus atrativos de ambientes, mirantes e trilhas ecológicas. A equipe fez uma conscientização com os funcionários de como disseminar as ideias e a mentalidade de preservação ambiental e deixou farto material para ser distribuído para os visitantes, já que a pousada oferece muitas opções para o turismo nas praias.

Essa ação de conscientização foi estendida por todas as barracas das praias da Redonda, por ser a mais freqüentada pela comunidade e turistas. Além das praias, a equipe visitou outros centros de artesanatos, entre eles o espaço “Camará”, na praia de Peroba. Uma área bem distribuída e que oferece atrativos com o artesanato, Internet e arquitetura. Paula Regina recepcionista do espaço Camará, foi muito simpática e receptiva em seu atendimento.

Problemas enfrentados pela comunidade local

Destacam-se como mais citados, a falta de recursos destinados ao município e entidades locais para a preservação de um turismo sustentável; e ainda a falta de ações voltadas para o desenvolvimento do turismo sustentável para a região, que possui atrativos belíssimos e um potencial imenso para o turismo.

As dificuldades nas comunicações

É importante mencionar a dificuldade nas comunicações via telefone, que sem dúvida também é um fator prejudicial para toda a região, tendo em vista que apenas uma operadora tem alcance nas áreas e de forma precária. Assim, a Internet, os contatos telefônicos com hotéis e pousadas, com associações ligadas ao turismo e com pessoas da comunidade são muito difíceis. Urge, portanto uma providência por parte dos setores responsáveis para que se corrija esta demanda no sentido de que o turismo possa se desenvolver com maior facilidade em Icapuí. E às operadoras um maior investimento na região, no sentido de torná-la ligada ao mundo moderno, haja vista as condições de tecnologia hoje utilizadas.

Observa-se por último, nas localidades visitadas, um crescimento físico desorganizado, sem planejamento, o que o futuro, certamente trará problemas maiores para a população local e futuras administrações municipais.

A CONTINUIDADE DO PROJETO

O Projeto Turismo Sustentável e Cidadania em Icapuí deverá ter continuidade. A equipe do Portal Messejana agradece o apoio e incentivo por parte das lideranças locais, da Secretaria de Turismo e a comunidade do município, bem como a todos que de uma forma ou de outra contribuíram para o sucesso desse empreendimento. E ressalta o patrocínio do BNB como fator essencial para a realização desta empreitada.

Clique aqui para ver a matéria anterior "Icapuí e suas praias belíssimas